segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Como Conseguir Publicidade Grátis para o seu negócio? PARTE IV

Autor da Imagem: http://www.arquitetura.ufba.br/superficies/images/superficies/duvida.gif


EXAMINE O MERCADO

O que querem seus clientes? Às vezes, o preço mais barato não é o elemento mais importante. Com as embalagens de hoje, muitos clientes esperam e pagam por boas embalagens. Aonde essas pessoas vão para comprar seus produtos? Eles são vendidos a varejo ou através de publicações nas revistas? Ou então são itens especiais disponíveis pela mala direta ou em algumas regiões do mundo?

Finalmente, por que seus clientes compram esse serviço ou produto em particular ou utilizam esse tipo de negócio que você tem? Um estúdio de arquitetura e design produz (“Blue-print”) impressões azuis para que os arquitetos possam construir para proprietários e indústrias. Mas o seu produto deve ser destinado a um determinado grupo de pessoas, algo difícil de ser definido.

Você pode descobrir o que os consumidores querem a partir de seu exame ou pesquisa do mercado (Market research). Você pode obter cópias de exames do mercado feitas por empresas especiais ou fazer o seu próprio. O melhor lugar para fazer um exame é no comércio de seu produto. Você deve fazer um questionário e pedir para que os clientes preencham. Você também pode ter cartões impressos com testes a serem preenchidos facilmente, de maneira com que as pessoas não percam muito tempo.

Industriais utilizam exames com garantias. Aqueles que aplicam também incluem poucas questões ao longo da garantia que o consumidor manda de volta.

A maioria dos industriais tem seus próprios times de pesquisadores de mercado para testar seu produto. Produtores de brinquedos pegam algumas crianças e assistem suas reações diante do produto. Editoras de livros fazem com que as pessoas olhem para as capas e decidam qual livro comprar. Até mesmo os industriais automobilísticos fazem exames de mercado e obtêm opiniões a respeito de estilos e preços.

Antes de procurar por publicidade ou até mesmo fazer propaganda, CONHEÇA O SEU PRODUTO. Seja familiar com as pessoas que comprarem o seu produto ou serviço e tenha um entendimento completo da competição em geral e um alcance de todo o mercado.

Autor: Robert Abraham Abergel

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